#

26-08-2008 - Associação de Hospitais de Santa Catarina completa 45 anos

Com atuação em 167 municípios catarinenses, a Associação de Hospitais de Santa Catarina (Ahesc), que completou 45 anos de existência, recebeu homenagem especial na noite de ontem (25) em sessão solene na Assembléia Legislativa. O deputado Antônio Aguiar (PMDB) presidiu a sessão, na presença de diversas autoridades estaduais e de representantes do setor hospitalar do estado e do país, que lotaram as dependências do Plenário Osni Régis.
O parlamentar, em seu pronunciamento, disse que toda instituição hospitalar tem uma história de defesa da sua comunidade, uma trajetória de lutas pela vida das pessoas. Lembrou que a história dessas instituições é construída por abnegados, muitas vezes pessoas que não têm o devido reconhecimento de seus méritos em defesa da sociedade.
Eduardo de Oliveira, presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), destacou a atuação da entidade. Segundo ele, medidas administrativas adotadas pelos hospitais catarinenses hoje são exemplo para hospitais de todo o país. Em seguida, José Carlos de Souza Abrahão, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), destacou o trabalho exemplar da Ahesc e a importância das instituições hospitalares, que no Brasil somam 180 mil estabelecimentos de saúde.
A secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, agradeceu pelos serviços da rede hospitalar filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), por contribuir de forma significativa para o volume de serviços prestados em Santa Catarina.
Em nome dos ex-presidentes da Ahesc, Canísio Isidoro Winkelmann lembrou a trajetória da associação nesses 45 anos – as dificuldades enfrentadas, as incertezas do caminho a ser percorrido e as conquistas. Disse ainda que os problemas do passado são os mesmos do presente, principalmente a falta de recursos para investimentos na saúde. “Quando políticos e governantes valorizarem mais o setor, a saúde será eficiente”.
A atual presidente da Ahesc, Irmã Sandra Judite Roaris, fez agradecimento especial aos pioneiros da associação e a todos os colaboradores. Lembrou de Santa Paulina, que atendia os doentes com zelo e destacou o papel da mulher no atendimento aos enfermos. Aos poderes Legislativo e Executivo solicitou maior atenção às instituições de saúde do estado, para que possam cumprir suas ações, entre elas a construção de instalações adequadas, recursos para honrar a folha de pagamento e a compra de medicamentos.
As religiosas fundadoras da Ahesc e os ex-presidentes da entidade também foram homenageados pela Assembléia Legislativa:
- Irmã Cacilda Hammes;
- Irmã Carmela Longo;
- Marlene Pruner Oliveira, que representou Amir Antonio Martins de Oliveira (in memmoriam);
- Armando Taranto Júnior;
- Canísio Isidoro Winkelmann;
- Diogo Nei Ribeiro;
- Ronald Moura Fiúza;
- Waldemar Barbosa.
-Fernando Mendonça, que representou Wilson Paulo Mendonça (in memmoriam). (Rose Mary Paz Padilha/Divulgação Alesc)

Fonte: ALESC - 26-08-2008


  •