#

01-09-2008 - Capital pode ganhar o primeiro Hospital de Olhos de Santa Catarina

A prefeitura de Florianópolis, a Associação Catarinense para a Integração dos Cegos (ACIC) e o Consórcio Hospitalar da Catalunha (CHC) assinaram nesta sexta-feira(29) um Termo de Cooperação Técnica e Parceria na área da saúde. Ele visa o desenvolvimento de projetos integrados para a implantação junto a sede da ACIC do primeiro Hospital de Olhos de Santa Catarina.
A medida já conta com o aval do Ministério da Saúde e da Fundação Osvaldo Cruz, com quem o grupo espanhol já mantém acordos. Além disso, está a reestruturação do Centro Catarinense de Reabilitação e do Hospital Florianópolis.
Todos os projetos a serem desenvolvidos serão submetidos a apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde da capital, da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, e do Programa de Prevenção à Cegueira, entre outras instituições. O prazo final para a elaboração e apresentação da proposta é de 90 dias. O financiamento deverá ser obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID), Banco Mundial, Ministério da Saúde e outras instituições de fomento.
Sediado num dos principais centros mundiais de oftalmologia, Barcelona, o Consórcio Hospitalar da Catalunha administra hoje 32 hospitais e 87 instituições na área da saúde e é formado pelas prefeituras daquela província espanhola e entidades de caráter privado sem fins lucrativos. Com presença em 22 países o grupo responde hoje por 260 projetos em todo mundo. Destes, 60 fora da Espanha. Somente na área de hospitais, o grupo oferece hoje mais de seis mil leitos e 13 mil profissionais.
Além de buscar a excelência nos cuidados com a visão o Hospital de Olhos de Florianópolis irá inovar também no seu modo de gestão que deverá ser compartilhada com a ACIC, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e Fundação Osvaldo Cruz. "Vamos tomar por base a unidade do mesmo gênero existente hoje em Goiânia, e que é referencia nacional", destacou o secretário de Saúde da capital, João Cândido da Silva, que acredita que esta será uma instituição modelo no sul do país.

Fonte: SMS - 01-09-2008


  •