#

03-09-2008 - Criciúma :Órgãos da solidariedade

O Hospital São José, de Criciúma, realizou, ontem à tarde, a 5ª captação múltipla de órgãos neste ano. Córneas, fígado, rins e válvulas cardíacas foram doados por familiares de uma mulher de 44 anos. A mulher foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no sábado e teve a morte cerebral confirmada pela equipe médica na segunda-feira.
Conforme a coordenadora intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital São José, Vanessa Salgado Pires, somente este ano, 10 protocolos de possíveis doadores foram abertos, mas apenas cinco se confirmaram, com o aval da família.

Retirada precisa ser autorizada por parentes
- As pessoas devem deixar claro para os parentes se são doadores ou não, já que na hora da decisão é a família quem dá o aval. Só não fazemos mais captações por causa da falta de doadores - esclareceu Vanessa.
Ela ressaltou que a retirada só é realizada se autorizada por parentes de primeiro e segundo graus, e não mais por registro documentado.
O tipo de captação mais comum realizado no Sul do Estado é o de múltiplos órgãos. Ontem, uma equipe médica de Blumenau e Curitiba (PR) foi quem realizou a retirada. A comissão recebeu a autorização para a retirada do coração, válvulas cardíacas, pulmões, fígado e pâncreas.
A cirurgia iniciou por volta das 15h. Os órgãos foram encaminhados para a Central de Transplantes, em Florianópolis, onde serão distribuídos conforme o ranking estadual de receptores.

Fonte: Diário Catarinense - 03-09-2008


  •