16-03-2009 - Hospital Santa Teresa completa 69 anos de fundação

O Hospital Santa Teresa (HST), instituição que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa 69 anos de fundação neste mês. Localizado no município de São Pedro de Alcântara, o HST foi fundado para segregar os portadores de hanseníase e, por isso, antigamente era conhecido como leprosário. De lá pra cá, a unidade passou por diversas mudanças, modernizando as formas de atendimento e ampliando a oferta de serviços. Atualmente, o hospital é considerado referência estadual na área dermatológica com atendimento gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Até hoje, a instituição desenvolve um trabalho reconhecido no atendimento da hanseníase, embora o tratamento agora seja ambulatorial e a internação tenha deixado de ser compulsória. Os cerca de 25 pacientes que necessitam da instituição em função das conseqüências da doença, como preconceito dos familiares e da sociedade em geral, permanecem internados e são mantidos com recursos da SES.
Com as mudanças ao longo dos anos, o hospital passou a disponibilizar um ambulatório para atendimento de dermatologia, clínica geral, psiquiatria e neurologia. Na dermatologia, a unidade é destaque na realização de cirurgias de pequeno e médio porte, inclusive de tumores de pele, problema muito comum na região em função da origem européia da população.
Há dez anos, a entidade conta com uma unidade de atenção ao dependente químico. A instituição possui 45 leitos para internação das pessoas que necessitam passar por um processo terapêutico de recuperação, geralmente para abandonar o uso de álcool, cocaína e crack. O hospital tem ainda 58 leitos para a área dermatológica e outros cinco para clínica médica, incluindo a neurologia, totalizando 108 leitos. 

Fonte: SES - 16-03-2009


  •