22-05-2009 - Hospital Regional de São José suspende cirurgias de grande porte após surto de bactéria

O surto da bactéria Acinetobacer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, provocou a suspensão temporária das cirurgias de grande porte na instituição.
A medida é preventiva, já que alguma destas pessoas pode precisar da UTI, isolada desde a infecção de três pacientes graves por Acinetobacer.
— A gente está tentando evitar que mais pacientes sejam contaminados. Esta bactéria já existe nas nossas UTIs do Estado. (...) Ela não é das mais agressivas, em termos de violência, agressividade na infecção, só que ela é mais difícil de tratar. Ela tem uma capacidade muito grande de desenvolver uma resistência aos medicamentos — explica a coordenadora estadual de controle de infecção em serviços de saúde, Ida Zoz de Souza.

Isolamento
O alerta na UTI do Hospital Regional foi feito há três dias. Para evitar novos casos de contaminação, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição determinou o isolamento dos pacientes infectados.
Além disso, foram estabalecidas outras 16 medidas de combate ao surto, como a restrição da circulação de funcionários e visitantes na área da UTI e proibição da utilização de produtos mais potentes no trabalho de limpeza e desinfecção do local.
De acordo com o diretor do hospital, Jorge Coelho, a UTI deverá ser reaberta conforme a quantidade de bactérias for reduzida.
— A situação preocupa bastante em virtude do alto risco de contaminação e pequeno potencial de tratamento. No momento que aparecer uma melhora, uma diminuição na população da bactéria, então começa a liberar os leitos novamente — garante Coelho.
As demais unidades do hospital estão funcionando normalmente.

Mortes
O Hospital Regional de São José verificou que seis pacientes que morreram na instituição nos últimos meses apresentaram resultado positivo para a bactéria Acinetobacer.
De acordo com Ida, a causa da morte não pode ser atribuída à bactéria, já que os pacientes, todos em estado gravíssimo, podem ter morrido em consequência de outras patologias.

Fonte: Clicrbs - 22-05-2009


  •