Residentes intensificam mobilização em greve que atinge todo o país

Médicos residentes intensificam a mobilização dentro da greve que atinge todo o País e que completa, nesta segunda, uma semana. Novas adesões desde a última quinta-feira (19) elevaram para cerca de 90% o número de residentes parados, entre os mais de 22 mil em formação em 25 estados e no Distrito Federal (Tocantins não tem programas de Residência).
Esta semana haverá Caminhada Nacional pela Residência Médica, nesta terça (24), com atos desde as 9h em vários locais com paralisações, e Dia de Doação de Sangue pela Saúde Pública, na quinta-feira (26). Nesta segunda (23), serão priorizados atos nos hospitais e agendas com governos estaduais. Quarta (25) ocorrerá reunião da Comissão Nacional de Greve, da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), em Brasília.
O presidente da ANMR, representante da categoria nas negociações com os ministérios da Educação (MEC) e o da Saúde, Nívio Moreira Junior, destaca que a adesão foi muito rápida em todo o País, o que consolida o empenho da categoria e da ANMR em obter valorização e melhores condições de formação.
A categoria reivindica reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio, sendo que mais da metade do índice (23%) se refere à parcela de um acordo firmado em final de 2006, com o Ministério da Educação (MEC), e que até hoje não foi honrado. "Os residentes agora mostram sua força. Não está em jogo apenas o reajuste da bolsa, mas o quanto o governo realmente está disposto a investir na formação dos futuros especialistas”, advertiu o presidente da ANMR. O movimento tem apoio do CFM, da Fenam e da AMB.
Pelo canal para denúncias (denuncia@anmr.org), a associacão já recebe dezenas de flagrantes de irregularidade. Uma delas é ameaça de corte da bolsa. A ANMR alerta que esta atitude não pode ser tomada pelas instituições. Também chegam relatos de sobrecarga de trabalho e falta de médicos preceptores. Moreira serão encaminhados aos órgãos competentes.

VEJA O CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO:
Dia 23 (segunda): Agendas com governos estaduais e atos públicos nos hospitais, de acordo com programação de cada local.
Dia 24 (terça): Caminhada Nacional pela Residência Médica. Movimentação começa às  9h.
Dia 25 (quarta): Reunião da Comissão Nacional de Greve, da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), em Brasília.
Dia 26 (quinta): Dia de Doação de Sangue pela Saúde Pública


  •