Residentes pedem reunião com governo e fazem caminhadas nesta 3ª feira

A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) protocolou nesta segunda, em Brasília, pedido de reunião com os ministérios da Educação (MEC) e o da Saúde. Para facilitar o contato com o governo, a ANMR também instalou também nesta segunda, na capital federal, o comitê de Coordenação Nacional da Greve. Nesta terça, estão previstos protestos em todo o País, com a Caminhada Nacional pela Residência Médica. Em Brasília, ANMR e residentes planejam um abraço ao prédio do Ministério da Saúde. A caminhada sairá às 9h do Hospital de Base, rumo à Esplanada dos Ministérios.
A greve que completou uma semana atinge 90% dos mais de 22 mil residentes que fazem formação em 25 estados (Tocantins não tem programas de residência) e Distrito Federal. O movimento ganhou mais força com adesão de grandes hospitais em São Paulo e da categoria no Paraná desde a última quinta e sexta-feira. Nesta quarta, a Comissão Nacional de Greve da ANMR, que reúne representantes estaduais, terão reunião em Brasília para avaliar a mobilização.
O presidente da associação nacional, Nívio Lemos Moreira Junior, tem forte expectativa por uma nova rodada de negociação que sinalize proposta de reajuste que crie condições reais para o fim da paralisação, deflagrada no dia 17. A categoria reivindica correção de 38,7% na bolsa-auxílio, hoje em R$ 1.916,45, congelada desde 2007. Moreira lembra que a maior parte do índice (23 pontos percentuais) integrava acordo firmado com o MEC no final de 2006, como segunda parte do aumento da bolsa, mas que nunca foi repassado á bolsa.
O governo ofereceu até agora 20% de reajuste, recusado na largada da paralisação. “Não voltaremos às nossas atividades sem um índice digno e que garanta continuidade nas negociações para que avancemos em melhores condições de formação”, condiciona o presidente da ANMR. “Os residentes permanecem dispostos ao diálogo, mas cabe ao Planalto dar o próximo passo”.
A greve tem apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e da Associação Médica Brasileira (AMB). A ANMR mantém o e-mail denuncia@anmr.org para residentes relatarem irregularidades. Entre as mais graves estão ameaças de corte da bolsa-auxílio. A associação ressalta que esta atitude é ilegal. Moreira informa que os casos serão encaminhados aos órgãos competentes.
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO:
Dia 24 (terça): Caminhada Nacional pela Residência Médica. Movimentação começa às  9h. Cada estado e DF organiza o movimento.
Dia 25 (quarta): Reunião da Comissão Nacional de Greve, da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), em Brasília.
Dia 26 (quinta): Dia de Doação de Sangue pela Saúde Pública.


  •