ANMR negocia com MEC em Brasília nesta quinta (26/8)

O Núcleo de Negociação da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) se reúne às 10h nesta quinta, em Brasília, com a representante do Ministério da Educação (MEC) na Comissão Nacional de Residência Médica, Jeanne Michel. O presidente da ANMR, Nivio Lemos Moreira Junior, explica que o encontro retoma negociação sobre a proposta do governo para a categoria, que completa nove dias de greve.
Moreira reforça que é fundamental uma recomposição do valor da bolsa-auxílio, hoje em R$ 1.916,45, que assegure a valorização da formação. O governo federal ofereceu até agora 20% de reajuste. A ANMR pede 38,7%. Nesta quinta, estão previstas atividades de mobilização em diversos estados, que incluem doação de sangue e protestos.
A decisão sobre as novas ações do movimento foi tomada após reunião da Comissão Nacional de Greve, com representantes de todos os estados e Distrito Federal, que ocorreu nesta quarta na capital federal. Desde segunda, a ANMR mantém comitê permanente em Brasília. A bolsa está congelada desde 2007. Moreira lembra que 23 pontos percentuais do índice pedido se referem a taxa prometida pelo governo federal em 2007 e que nunca repassada ao auxílio.
A bolsa é única ajuda de custo para a maior parte dos 22 mil médicos participantes dos programas. A paralisação atinge mais de 90% da categoria. A direção da associação ressalta que conta com apoio das principais entidades médicas do País, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Médica Brasileira (AMB). Pelo canal para denúncias (denuncia@anmr.org), a associacão recebe dezenas de situacões com flagrante irregularidade. Uma delas é ameaça de corte da bolsa. A ANMR alerta que esta atitude não pode ser tomada pelas instituições. Os casos serão encaminhados aos órgãos competentes.


  •