#

Luto pela saúde: médicos de Balneário Camboriú vão pressionar prefeito

 Médicos e dentistas da prefeitura de Balneário Camboriú confirmam que na terça-feira (25/10), dia nacional de mobilização em Defesa do SUS, irão pressionar o prefeito Edson Renato Dias Piriquito para que ele apresente o plano de cargos, carreiras e salários. Desde agosto, quando o programa foi entregue ao chefe do executivo da cidade que os profissionais tentam sem sucesso saber qual a proposta de remuneração e o prazo para implantação do plano.

“Entregamos um documento solicitando uma audiência com o prefeito. Desde novembro do ano passado aguardamos uma conversa franca com ele para tentar abrir um canal de negociação sobre a remuneração de médicos e dentistas. O prefeito está se escondendo. Não marca audiência, não faz contato. Está difícil a situação em Balneário Camboriú”, afirma Delmo Dunke, tesoureiro da Regional Balneário Camboriú do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC).

Como ocorrerá em todos os ambientes que atendem o SUS em Santa Catarina, os médicos e dentistas de Balneário Camboriú suspenderão as atividades entre as 13 e as 14 horas. “A concentração aqui na cidade será em frente à prefeitura”, reforça Dunke.

Em Florianópolis, a concentração ocorrerá entre as 13 e as 14 horas no hospital Celso Ramos, na entrada de visitantes.

Entre os principais pontos do movimento nacional estão a liberação de mais recursos para o SUS, que necessariamente inclui a regulamentação da Emenda 29, melhor remuneração aos profissionais da saúde, melhor assistência à população, abertura de concursos públicos, manutenção da saúde pública gerenciada por servidores públicos, planos de cargos e salários no SUS e revisão da tabela SUS.


  •