A Fundação Cultural Badesc, em parceria com a Associação de Uruguaios em Florianópolis (ASURFLO), apresentam de 14 a 18 de maio (terça-feira a sábado) a 3ª Mostra de Cinema Uruguaio na capital. Nesta edição serão exibidos cinco filmes premiados em vários festivais ao redor do mundo que foram lançados entre 2009 e 2017 e alternam nos gêneros ficção, drama e comédia.
A Mostra também contará com a presença do ator de maior reconhecimento do cinema uruguaio, César Trancoso. Ele participará com comentários nas sessões de terça-feira, sexta-feira e sábado. César Trancoso foi o protagonista do filme O banheiro do Papa e participou de vários filmes no Brasil, como Faroeste Caboclo, Tim Maia, Elis e Benzinho. O ator também integrou os filmes Zanahoria e A outra história do mundo que serão exibidos na mostra.
Os filmes serão exibidos gratuitamente às 19h e no sábado às 15h. Serão distribuídas senhas 30 minutos antes das sessões.
A Mostra tem o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis.
Programação
Terça-feira (14/05) – Mau dia para pescar
Um ex-campeão de luta livre, que ainda se considera um homem muito forte, tem um manager que consegue para ele exibições e combates clandestinos, para que ele recupere o título de campeão mundial novamente. Mas os acontecimentos tomam um rumo inesperado e incontrolável para os protagonistas.
Quarta-feira (15/05) – Rambleras
Uma jovem solteira, uma mulher de meia idade em crise no casamento e uma idosa solitária descobrem sentidos para suas vidas.
Quinta-feira (16/05) – Deus Local
Deus Local é um trilher/terror. Membros de uma banda de rock, que acabam de lançar um álbum sobre historias íntimas, viajam para gravar clipes das músicas. Durante as filmagens cada um deles começará a reviver eventos traumáticos. Do mesmo diretor de "A casa silenciosa".
Sexta-feira (17/05) – Zanahoria
Zanahoria é um filme baseado em fatos reais, em que se relata a jornada de segredos, simulações e paranoias em que embarcam dois jornalistas uruguaios quando um misterioso informante os contata com a intenção de revelar evidências sobre crimes da ditadura militar.
Sábado (18/05) - A outra história do mundo
Em a outra história do mundo, Milo e Esnal, dois amigos inconformados e criativos resolvem se revelar contra as regras rígidas instauradas pelo novo coronel local, em plena ditadura, sequestrando seu bem mais precioso: uma coleção de anões de jardim.
Serviço:
O que: 3ª Mostra de Cinema Uruguaio
Quando: 14 a 18 de maio (terça a sexta às 19h – sábado às 15h)
Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC/ (48) 3224-8846
Entrada gratuita. Senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência.