#

Festival Isnard Azevedo abre inscrições para Oficinas Teatrais

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude através da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes realizará de 8 a 29 de setembro a 24ª edição do Floripa Teatro – Isnard Azevedo, com programação de aproximadamente 160 atrações artísticas, entre espetáculos e ações formativas. 

Entre as ações formativas que integrarão a programação do Festival, a organização do evento abre nesta semana inscrições para duas: a oficina de Performance “Procura-se um corpo”, ministrada pela atriz e diretora Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre/RS e a oficina “A Máscara e o Jogo do Ator”, ministrada pelo ator  e pesquisador Pedro Ilgelfritz, de Auckland, Nova Zelândia.

A ser realizada de 8 a 13 de setembro, com 20 horas de duração, a oficina de Performance “Procura-se um corpo” pretende, de forma poética, provocar reflexões sobre o passado recente e as feridas ainda abertas pela ditadura militar. A oficina se realizará em três etapas. Como ponto de partida, se propõe uma imersão no tema da violência estatal, especificamente, da Ditadura Militar Brasileira. O segundo momento da oficina foca na preparação do corpo do performer, que se constitui presente, potente, e ao mesmo tempo permeável para as experiências e influências na sua volta. O terceiro momento é a prática de ocupação de um espaço urbano, partindo-se do reconhecimento de um espaço ou trajeto específico, para a concepção da própria performance. Finalmente, a performance é concebida e realizada no espaço urbano escolhido, proporcionando aos participantes o compartilhamento de sua experiência e levando ao público um posicionamento estético e político sobre nossa história recente.

Tânia Farias é atriz, encenadora, professora e produtora teatral. Desde 1994, integra a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, um dos grupos de teatro mais tradicionais e resistentes do Brasil. Foi ganhadora do Prêmio Açorianos por duas vezes e indicada ao Shell de melhor atriz. Afora as inúmeras criações coletivas com o grupo, concebeu a desmontagem “Evocando os mortos – Poéticas da experiência”, solo apresentado no Festival Isnard Azevedo em 2014. Em 2018 foi homenageada pelo projeto Gaúchos em Cena através do livro Tânia Farias – O Teatro é um Sacerdócio, assinado pelo jornalista e crítico teatral Fábio Prikland.

A Oficina “A Máscara e o Jogo do Ator”, ministrada pelo ator e pesquisador Pedro Ilgelfritz, brasileiro radicado na Nova Zelândia será realizada de 17 a 26 de setembro no Teatro da UBRO. Esta oficina propõe uma jornada através do universo do treinamento do ator e do teatro de máscaras que irá possibilitar,  durante trinta horas, o estudo prático das técnicas da máscara neutra, larval, máscara expressiva, meia máscara e da máscara Balinesa. Ao final do workshop será realizada apresentação de cenas curtas resultantes de improvisações criadas pelos alunos demonstrando as habilidades obtidas durante a oficina. 

Pedro Ilgenfritz e diretor, professor e pesquisador de teatro brasileiro, radicado na Nova Zelândia. Seu trabalho é focado na pesquisa do treinamento de atores com ênfase no trabalho com máscaras, clown, o jogo do ator, dramaturgia e presença cênica. Pedro já apresentou seu trabalho no Brasil, Uruguai, Marrocos, Itália, Austrália e Nova Zelândia, colaborando com atores, diretores, bailarinos, pesquisadores, coreógrafos, acadêmicos e lideres comunitários. Pedro Ilgenfritz tem um trabalho que integra o desenvolvimento pessoal com o treinamento do ator, utilizando uma base técnica que inclui princípios do trabalho de treinamento do ator de Jacques Lecoq, elementos da psicanálise e dramaturgia. Pedro foi membro do Grupo de Pesquisa Teatral Atormenta, que atuou em Florianópolis nos anos 90 e foi pioneiro na pesquisa do clown e do jogo do ator em Santa Catarina.

Além destas, a programação do festival contará com mais 9 oficinas de formação teatral, sendo 7 realizadas através da 3ª Mostra Quintais Cênicos, que serão divulgadas e terão inscrições abertas em setembro. As oficinas são gratuitas e os interessados devem possuir alguma experiência anterior na área teatral. As inscrições ficam abertas até 1º de setembro.

SERVIÇO

OFICINA DE PERFORMANCE TEATRAL “PROCURA-SE UM CORPO”

Ministrante: Tânia Farias – Porto Alegre/RS

Grupo: Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS)

Período: de 08 a 12 de setembro de 2019

Horário: das 14 às 18h

Local: Teatro da UBRO - Escadaria Pedro Soares, 15, Centro, Florianópolis –SC

Vagas: 20 vagas

Inscrições e informações: E-mail: teatroubro@pmf.sc.gov.br   - Fone (48) 99948.4571

Evento gratuito

 

OFICINA “A MÁSCARA E O JOGO DO ATOR”

Ministrante: Pedro Ilgelfritz – Auckland / Nova Zelândia

Local: Teatro da UBRO - Escadaria Pedro Soares, 15, Centro, Florianópolis –SC

Período: de 17 a  26 de setembro de 2019

Horário: das 9 às 12h

Vagas: 15 vagas

Inscrições e informações: E-mail: teatroubro@pmf.sc.gov.br  - Fone (48) 99948.4571

Evento gratuito


  •