#

Thiago Valdi abre exposição em homenagem ao artista Franklin Cascaes no Franklin Bar, em Florianópolis

Manezinho completaria 111 anos na quarta-feira, dia 16 de outubro; entrada no bar é gratuita

 

               Para homenagear e não passar em branco o aniversário de Franklin Cascaes, que se estivesse vivo completaria 111 anos no dia 16 de outubro, o Franklin Bar, em Florianópolis, abre uma exposição do artista Thiago Valdi, em homenagem ao patrono do bar. A abertura da Série Sinistras é na quarta-feira, dia 16, a partir das 18h, e a entrada no bar é gratuita.

               De acordo com o proprietário Diego Rita, o bar, que é um dos mais charmosos da região central da Capital, tem se tornado uma casa de cultura catarinense, e receber uma exposição com trabalhos de Valdi comprova isso.

O artista que prestou uma linda homenagem para Cascaes com um mural no centro da cidade sempre foi mais conhecido pelos trabalhos urbanos, mas pouca gente sabe que a cerâmica está presente na vida do artista faz um bom tempo.

 “Fiz aulas na olaria de São José e nos últimos anos me aprofundei mais e comecei a praticar escultura. E agora utilizei a cerâmica como mais uma forma de apresentar a arte manezinha porque é um algo super local de Florianópolis e através dela consigo transmitir um pouco da minha expressão artística em três dimensões”, destaca Valdi.

O muralista comenta que Franklin sempre foi uma grande fonte de conhecimento e folclore, tanto que quando viu pela primeira vez um livro sobre o conterrâneo fez alguns esboços da série de máscaras de bruxa inspiradas na obra de Cascaes.

               “Creio que nos dias de hoje a face verdadeira da bruxa é bela, assim como de uma pessoa comum que a gente encontra na rua, mas por dentro, como se fosse essa máscara seria a realidade da personalidade dela. E Franklin dizia, como conhecemos do folclore, que haviam bruxas do mal, mas acredito que existam também bruxas do bem, feiticeiras e benzedeiras”, comenta.

E a exposição no bar, que conta com treze máscaras, seis no tamanho de 45 cm de altura cada e mais sete menores, não retrata só essa parte demoníaca, mas também outras formas do fantástico feminino. Tanto que o nome da exposição não é um mero acaso. Assim como o 13 é um número místico, o artista quebrou o pulso dias antes de começar a confeccionar as máscaras.

 “O ocorrido foi um desafio e acabou dando o conceito todo e o nome da coleção. Afinal a gente tem um pouco de medo, de curiosidade e como não sou canhoto foi um desafio começar esculpir com a mão esquerda. Mas, achei que ficou superlegal o resultado”, completa.

O Franklin Bar, inaugurado em junho deste ano, fica na Rua Tiradentes, 223, no centro histórico da Capital. O horário de funcionamento é das 18h às 00h.


  •