Na sessão Psicanálise vai ao Cinema, que acontece no dia 18 de setembro, o filme em debate será Border
A sessão online Psicanálise vai ao Cinema, uma parceria do Cineclube da Fundação Cultural BADESC com a Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Sul, vai debater na sexta-feira, dia 18 de setembro, sobre o filme sueco/dinamarquês Border, do diretor Ali Abbasi. O debate virtual será transmitido a partir das 19h no canal do Youtube da Fundação (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc).
O longa é uma adaptação do conto homônimo do escritor sueco John Ajvide Lindqvist e é, segundo a cineasta e curadora do Cineclube da Fundação, Vanessa Sandre, uma espécie de conto de fadas grotesco e monstruoso, ao mesmo tempo que também é terno e sensível.
Border, que venceu o prêmio de melhor filme da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, utiliza uma simbologia inspirada na mitologia nórdica para tratar de assuntos urgentes e contemporâneos, como o sentimento de outsider, as relações de gênero na sociedade, amor, solidão e crueldade.
Antes do debate é possível assistir gratuitamente o filme que integra a programação do 46º Festival Sesc de melhores filmes. Para isso é preciso acessar o link https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/42876/cinema-emcasacomsesc/50151/border. Border fica disponível online até o dia 20 de setembro.
E nesta edição participam Gresiela Nunes da Rosa, psicanalista e professora de Psicologia e Marcio Markendorf, professor de Cinema (UFSC), escritor e Doutor em Teoria Literária.