#

Fundação Cultural BADESC promove encontro virtual sobre memes e comunicação social

O professor e pesquisador Viktor Chagas é o convidado da live marcada para o dia 11 de novembro

 

Populares e divertidos, mas com nuances que refletem o contexto social, os memes são conhecidos e compartilhados pelas redes sociais e aplicativos de conversas. E a relação desse fenômeno com a comunicação social será tema do encontro virtual promovido pela Fundação Cultural BADESC que acontece na quarta-feira, dia 11 de novembro.

A partir das 19h30, o professor e pesquisador Viktor Chagas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), vai apresentar a pesquisa Memes, da sociobiologia à comunicação, da comunicação à pandemia, com transmissão pela Plataforma Microsoft Teams. Para participar é preciso acessar no dia o link: http://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb.

O encontro online faz parte da série A história entre imagens e sons e é uma parceria com o Laboratório de Imagem e Som e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Com coordenação do Prof. Dr. Rogério Rosa, os eventos virtuais seguem até o dia 16 de dezembro. Os mesmos são realizados sempre nas quartas-feiras, às 19h30, e cada encontro conta com a participação de um convidado com o objetivo de debater sobre uma temática específica. 

 

Sobre Viktor Chagas

Viktor Chagas é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). É membro associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Foi bolsista de Pós-Doutorado Junior (CNPq) em Comunicação e Cultura pela UFBA. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV).

Em 2014, foi contemplado com o prêmio de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e com o Travel Grant da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), além de outros prêmios como orientador acadêmico. É secretário da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política (Compolítica) e editor-chefe do periódico científico Revista Compolítica.

É líder do grupo de pesquisa coLAB/UFF, e coordenador do projeto de extensão #MUSEUdeMEMES. Foi ainda coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF (2013-2017). E, anteriormente, membro (2006-2012) e coordenador (2009-2012) da equipe editorial do projeto Overmundo, e coordenador-em-exercício e coordenador editorial (2012-2013) do projeto Viva Favela.

 

Sobre Rogério Rosa

Professor do ensino superior desde 2001, Rogério Rosa atualmente leciona na Udesc, credenciado como docente de História e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente. Eleito presidente da ANPUH-SC (Associação Nacional de História seção Santa Catarina) para gestão de 2018-2020 e Membro do Corpo Editorial como Editor da Seção Fonte da Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos para os anos 2019-2022, atualmente coordena o Laboratório de Imagem e Som (LIS) da FAED/Udesc. 

Desenvolve pesquisas na área de história e cultura política e visual, relações entre história e literatura, história da historiografia e movimentos sociais. Suas pesquisas tem como foco conflito rebelde ocorrido no sul do Brasil conhecido como Guerra do Contestado. 

 

Próximo encontro

Na quarta-feira, dia 18 de novembro, a artista, pesquisadora e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Luciana Knabben, participa do encontro e vai falar sobre o tema Juliana Hoffmann, entornos.

 

Serviço: Encontro virtual sobre memes e comunicação social, com o professor e pesquisador Viktor Chagas

Data: 11 de novembro – quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Plataforma online Microsoft Teams (http://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb)
Participação gratuita


  •