#

MEIO, nova exposição da Fundação Cultural BADESC, apresenta trabalhos de cinco artistas mulheres

Abertura da mostra, com múltiplas linguagens, será na quinta-feira, 20 de setembro, em Florianópolis

 

               A Fundação Cultural BADESC recebe a partir de 20 de setembro a exposição inédita MEIO. Selecionada no Edital 2022, a mostra gratuita apresenta trabalhos das artistas Bruna Ribeiro, Daniela Vicentini, Elisa V. Queiroz, Lorena Galeri e Shayda Cazaubon. A abertura está marcada para as 18h.

               Na mostra vão ser apresentados trabalhos produzidos entre 2018 e 2022 nas mais diversas linguagens: fotografias sobre papel, tecido e projeção digital, desenhos, escritos, instalações, esculturas, entre outras.

“São pesquisas localizadas sempre no “meio”: entre corpo e planta, entre terra e céu, entre real e imaginado, entre morte e vida”, destacam as artistas.

 

MEIO

               As artistas ingressaram juntas na pós-graduação em Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em agosto de 2019 e compartilharam um semestre de forma presencial. No entanto, em 2020, por conta da pandemia da Covid-19 e do desafio de estudar remotamente, resolveram criar um grupo no WhatsApp, que ganhou o nome de ´MEIO´.

“Ao longo dos dois anos de isolamento social aproveitamos o grupo para trocar afetos, cuidados, textos e referências. E dialogar sobre as pesquisas em arte e vida”, compartilham as artistas.

 

Obra inédita

Além dos 11 trabalhos, a exposição apresenta ainda uma obra inédita, processual e coletiva, desenvolvida pelas cinco artistas. Com o título de “Entre”, o trabalho cria uma outra paisagem a partir de diferentes materiais em diálogo com a arquitetura da instituição.

“Paisagens reais e imaginárias, íntimas, [des]construídas são percebidas aqui como possibilidades de empoderamento, pertencimento e sensibilidade. São outros meios de habitar e perceber a si e ao mundo”, explicam.

Essa é a primeira vez que as cinco artistas expõem juntas na Fundação. Em 2014, a artista Daniela Vicentini apresentou a exposição “M ar”.

“O projeto da exposição nasceu de modo muito natural e espontâneo e por isso resolvemos fazer a inscrição no Edital. Nossas poéticas se uniram por uma verdade que é intrínseca a cada uma de nós”, contam as artistas, que acrescentam ainda que a curadoria da mostra é coletiva e das próprias artistas participantes.

A exposição MEIO poderá ser visitada até 4 de novembro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis/SC.

“Acreditamos que a Fundação é um dos mais importantes espaços culturais e expositivos da cidade de Florianópolis. O edital é muito democrático e amplo, o que permite a inclusão de artistas de todo o Estado e isso é muito bom”, completam as artistas.

 

Sobre as artistas

Bruna Ribeiro é mestra em Arte Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGAV/UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui especialização em Poéticas Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e bacharel em Artes Visuais pela mesma instituição. Atualmente participa do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq) e do GPA – Grupo de Pesquisa em Arte (UNESC/CNPq). Trabalha com processos autobiográficos, pensando sua própria autoimagem e representação, pesquisando também mulheres-artistas que produzem a partir do autorretrato e escritas de si dentro de uma metodologia feminista. Nasceu e reside em Criciúma/SC.

Daniela Vicentini é artista, terapeuta artística antroposófica (RTA 87) e doutoranda em Artes (PPGAV- UDESC), investiga conceitos de natureza, paisagem na arte e realiza obras em caminhadas, desenhos, aquarelas, escritos e processos colaborativos. Formou-se em Pintura (EMBAP, 1995); fez mestrado em História (PUC-Rio, 2000). Em 2014, realizou a exposição individual, Ma r, no Centro Cultural Badesc, em Florianópolis. Realizou estágio de doutorado sanduíche, no primeiro semestre de 2022, pela CAPES/UDESC, na Universidade de Roma III, Itália. Nasceu em Assis, São Paulo, em 29/01/1973. Atualmente reside em Florianópolis/SC.

Elisa V. Queiroz é artista visual e designer gráfico. Possui mestrado em Artes Visuais (UDESC) com pesquisa em processos artísticos contemporâneos, é bacharel em Artes Visuais (UDESC) e possui graduação em Design Gráfico (UFSC). Fez mobilidade acadêmica em Turim, Itália, onde cursou Belas Artes na Accademia Albertina delle Belle Arti di Torino (2021.1) e posteriormente o master em Eco-design no Politecnico di Torino (2013-2014). Já participou de diversas exposições coletivas, com destaque para “Tudo aquilo que não foi Dito”; - MESC, exposição em que estreou como curadora. Sua produção aborda questões, vividas e/ou imaginárias, criando e inventando memórias e lugares de pertencimento. Explora diversos meios como o desenho, escultura, gravura em vidro, pirografia, pintura, escritos e publicações de artista. Nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, em 18/07/1991. Atualmente reside em Florianópolis/SC.

Lorena Galeri tem mestrado em Artes Visuais (UDESC - 2021) com pesquisa sobre feminismo descolonial na arte contemporânea e graduação em Artes Gráficas (UFMG – 2013). Desde 2010 trabalha como fotógrafa e artista gráfica freelancer. Já participou de diversas exposições coletivas. Atualmente participa do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq), do Coletivo Elza (Florianópolis), e pesquisa e publica mulheres artistas através de sua editora independente, a editora Bemvinda. Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 23/05/1988. Atualmente reside em Florianópolis/SC.

Shayda Cazaubon é artista visual, arte educadora, designer gráfico, Doutoranda em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos e Mestra em Ensino das Artes Visuais (PPGAV/UDESC). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais (UFPel), com período de mobilidade acadêmica em Portugal (UA). Investiga o caminhar como prática poética e pedagógica, parte da noção do caminhar como meio sendo ele compreendido como um dispositivo criativo suspenso. Nascida em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 16/09/1991. Atualmente reside em Palhoça/SC.

 

Serviço: Abertura exposição MEIO de Bruna Ribeiro, Daniela Vicentini, Elisa V. Queiroz, Lorena Galeri e Shayda Cazaubon

Data: 20 de setembro – quinta-feira

Horário: 18h às 20h30

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Visitação de 21 de setembro a 4 de novembro de 2022 – de segunda a sexta, das 13h às 19h

Entrada gratuita


  •