#

Cinema do CIC recebe lançamento de documentário que retrata trajetória de coletivo de homens negros dos anos 1920 em Florianópolis

A sala do Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no próximo dia 5 de abril, às 19h30, o lançamento do documentário "Em nome de Cruz e Sousa", que reconstrói a trajetória de um coletivo pioneiro que reunia homens negros em Florianópolis nos anos 1920. O curta-metragem foi realizado com recursos públicos do Prêmio Catarinense de Cinema, edital promovido anualmente pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A sessão de estreia de "Em nome de Cruz e Sousa" (documentário, 30 minutos, 2023) terá entrada gratuita e será seguida de bate-papo com presença da equipe do filme. O lançamento conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

O busto do poeta negro Cruz e Sousa, que hoje está na Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis, tem história. Em abril de 2023 sua inauguração está completando 100 anos. O que pouca gente sabe é que ele foi fruto da mobilização da comunidade negra da cidade. O Centro Cívico e Recreativo José Boiteux, uma associação de homens negros fundada em 1920, promoveu esta homenagem 25 anos depois da morte de do poeta catarinense. O curta-metragem, baseado em extensa pesquisa histórica e iconográfica, apresenta a trajetória deste coletivo no contexto da presença e do protagonismo da população negra em Santa Catarina nos anos 1920.

Sinopse

Em 1923 foi inaugurado em Florianópolis um busto em homenagem a João da Cruz e Sousa, poeta negro catarinense falecido décadas antes. Fruto da mobilização da população negra, a história desse monumento resgata imagens de um momento em que a conquista por espaços na nova política inaugurada pela República estava na ordem do dia. A partir de ampla pesquisa em arquivos, o documentário “Em nome de Cruz e Sousa” traz para o presente aspectos dessa história na qual símbolos de modernidade como as reformas urbanas e a Ponte Hercílio Luz são percebidas sob o ângulo da luta por acesso à cidadania e contra a discriminação racial na capital de Santa Catarina.

Ficha Técnica:
Produção: Atalaia Filmes
Direção, pesquisa e montagem: José Rafael Mamigonian
Pesquisa histórica e roteiro: Luana Teixeira e Beatriz Mamigonian
Narradora: Drica Santos
Atores: André Luís Patrício e Eduardo Acaiabe
Direção de fotografia: Alan Langdon
Direção de som: João Godoy
Direção musical: Norberto Depizzolatti

Serviço:
O quê: Estreia do filme “Em nome de Cruz e Sousa”, seguida de debate
Quando: 5 de abril de 2023, quarta-feira, às 19h30
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita

Fonte: Fundação Catarinense de Cultura (FCC)


  •